top of page
Notícias e Novidades Eco Eletron | Sistemas de Energia Solar

Notícias, Novidades e +

Fique por dentro do mundo da energia sustentável por aqui.

Estudo Estratégico: Geração Distribuída 2024

O Estudo Estratégico do Mercado Fotovoltaico de Geração Distribuída (Estudo GD) é resultado da tradicional Pesquisa de Mercado que a Greener realiza semestralmente. A última pesquisa foi realizada durante o mes de janeiro de 2024 com mais de 5 mil empresas integradoras. O objetivo principal é entender os rumos do Mercado Fotovoltaico na Geração Distribuída no Brasil e compartilhar dados e informações estratégicas para os diversos players do setor.


Principais destaques do Estudo:


1.Em 2023, o Brasil observou uma redução leve de 1,7% na nacionalização de 17,5 GW em comparação com o ano anterior. Este resultado contrasta com os recordes alcançados no mercado brasileiro no ano anterior – Em 2023, 66% do volume total nacionalizado, equivalente a 11,4 GW, foi direcionado para o mercado de geração distribuída (GD), uma redução de 2 GW em comparação com 2022.


2.Classe residencial enfrentou uma queda de potência adicionada de aproximadamente 20% em 2023 em relação a 2022, enquanto outras classes testemunharam um crescimento. Essa desaceleração foi atribuída à restrição de crédito e às altas taxas de juros, que continuaram em níveis elevados ao longo do ano, sobretudo durante o primeiro semestre de 2023.


3.No primeiro semestre de 2023, houve uma recuperação no uso do crédito com financiamento, representando 48% das vendas. Ao final do ano, esse número aumentou para 53%, indicando um segundo semestre mais favorável ao crédito, possivelmente impulsionado pela redução das taxas de juros iniciada em agosto de 2023.


4.Em janeiro de 2024, os preços finais para clientes de microgeração distribuída (GD) registraram uma queda média de 30% em comparação com janeiro de 2023. Essa redução foi impulsionada principalmente pela diminuição do preço dos módulos – Como resultado, houve uma melhoria no retorno do investimento, com uma redução de 15% a 20% no período de payback para sistemas residenciais e comerciais.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page